Sobre os Reflexicons

Para contribuir ao desenvolvimento de estratégias alternativas de comunicação elaboramos os REFLEXICONS.

Os princípios que nortearam a elaboração dos REFLEXICONS, como instrumento de resposta quando recebemos fake news, foram:

  1. Não usar imagens que geram no interlocutor sentimento de rejeição. A imagem é importante, pois forma parte da estética da comunicação contemporânea, mas não pode ocupar o lugar do texto.  
     

  2. Elaborar mensagens inclusivas, que convidam o interlocutor a refletir, à diferença de boa parte das partes dos memes e figurinhas que circulam nas redes, que expressam fundamentalmente reações negativas. 
     

  3. Procuramos evitar o uso imagens de expressão facial ou corporal que expressam emoções. Em geral, este tipo de imagem pode ser mal interpretado, transmitindo uma mensagem diferente da do texto. 


Convidamos aos mais diversos instituições, partidos, sindicatos, empresas e organizações da sociedade civil a participar deste esforço, tanto na divulgação dos Reflexicons, como na elaboração de produtos similares. 

Os Reflexicons propõem uma estratégia de comunicação através de mensagens que mobilizem a reflexão autônoma e o diálogo com os interlocutores, de forma a não permitir que as fakenews intoxiquem o debate público e as relações pessoais.

UMA INICIATIVA

PLATAFORMA-DEMOCRATICA_POS.png
DeR -logo - estandar.png

NOSSAS REDES

  • Facebook
  • Instagram